O aplicativo DPVAT 2022 é o responsável por administrar os assuntos relacionados ao seguro veicular. Como vinculado à Caixa, o motorista pode ter acesso ao andamento do pedido e de que forma pode iniciar a indenização. Para mais detalhes sobre o aplicativo DPVAT 2022, continue acompanhando o texto!
GUIA DE CONTEÚDO
O que é o aplicativo DPVAT 2022?
O DPVAT é o seguro veicular que tem a função de amparar as vítimas de acidente de trânsito. Por conta disso, separamos as maiores informações sobre como realizar o pagamento e acessar o aplicativo para facilitar a vida do condutor.
A taxa é de pagamento obrigatório e anual. Sendo assim, deve ser paga juntamente com as outras pendências e débitos veiculares.
A consulta é realizada por meio do portal do Detran do estado e o aplicativo DPVAT 2022 é responsável pelo pedido de indenização e possibilidade de acompanhar processo do DPVAT 2022.
Antes, o motorista precisava dirigir-se às agências Caixa e efetuar todo o procedimento. Por meio da ferramenta, é possível identificar os erros e ter uma noção dos prazos de liberação do valor da indenização.
É importante mencionar que em casos de acidente e que o motorista não está regular com os boletos, a Caixa não se responsabiliza por nenhum processo indenizatório.
Como solicitar o DPVAT 2022?
O DPVAT pode ser solicitado pelo aplicativo que atualmente é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. O valor do seguro DPVAT 2022 cobre as vítimas de acidente diagnosticadas com invalidez parcial ou total. Além disso, em casos de morte o valor máximo é disponibilizado às famílias.
A indenização serve também em casos de despesas médico ambulatoriais. Nessa circunstância é fundamental apresentar os gastos por meio de comprovantes.
O valor deve ser quitado pelo seguro DPVAT 2022, isto é, caso os gastos sejam quitados por outro tipo de seguro ou convênios, a Caixa não vai se responsabilizar pelo acidente.
Como consultar o seguro?
O pagamento, como mencionado, deve estar em dia. Para acessar os débitos, deve-se entrar no portal oficial do Detran do seu estado para poder fazer a consultar DPVAT 2022 e acompanhar os passos abaixo:
- Acessar o portal do Detran;
- Clicar em serviços;
- Ir para consulta veicular;
- Informar os dados e enviar.
Os dados pedidos são relacionados ao Renavam e o número da placa veicular. Como não há calendário próprio para essa taxa, as datas seguidas variam de acordo com o final da placa veicular e com a região.
Veja a seguir mais detalhes sobre o aplicativo DPVAT 2022.
Quais são as documentações para pedido de indenização?
As documentações variam a depender da gravidade do acidente. Em situações de invalidez permanente é preciso apresentar o comprovante de residência, documento do acidentado, boletim de ocorrência, laudo do IML e relatórios médicos que comprovem a situação.
Em situações em que o paciente evoluiu para óbito além de todos os documentos da vítima e boletim de ocorrência é fundamental a apresentação da certidão de óbito e do comprovante de residência.
Já em despesas médicas e ambulatoriais o comprovante de residência, boletim de ocorrência, todos os documentos de identificação e os comprovantes de pagamento das despesas, assim como relatórios e laudos também são necessários.
Como baixar o aplicativo DPVAT 2022?
O aplicativo DPVAT 2022 pode ser baixado da seguinte forma:
- Acesse a loja de aplicativos do seu celular ou aqui;
- Procure por “aplicativo DPVAT 2022″;
- Clique em instalar.
Pelo App será possível obter informações a respeito do pedido, como solicitação de dados ou documentos complementares e, em caso de deferimento do pedido, a conta em que foi realizado o pagamento.
Para isso, a vítima ou beneficiário deverá acessar a funcionalidade “Acompanhar minha solicitação” e seguir o fluxo apresentado pelo App.
Fonte: Portal Caixa
Para mais detalhes sobre o aplicativo DPVAT 2022, continue acompanhando o portal.