O DPVAT 2022 MS é um seguro de categoria obrigatória que garante suporte às vítimas de acidentes de trânsito. Para ser beneficiário do DPVAT 2022 MS, é preciso estar em dia com o Departamento de Trânsito do Estado. Para mais informações, continue lendo o texto a seguir!
GUIA DE CONTEÚDO
O que é DPVAT 2022 MS
O seguro é obrigatório e atualmente é de responsabilidade da Caixa econômica Federal.
O banco informa que o pedido é realizado de forma presencial em qualquer agência da Caixa. Contudo, o acompanhamento de todo o processo de pedido pode ser feito por meio do aplicativo próprio.
O valor garante também indenização para as pessoas que tiveram gastos médicos ambulatoriais. Entretanto, para receber é necessário que os gastos sejam quitados pelo próprio indivíduo.
Sendo assim, se os custos foram cobertos por convênio ou qualquer outro seguro, o DPVAT 2022 MS não se responsabiliza.
Como consultar o valor do seguro veicular
A consulta pode ser realizada de duas formas.
Se o segurado deseja consultar DPVAT 2022 as suas pendências, precisa acessar o portal oficial do Detran. Caso a consulta seja para verificar o andamento do pedido de indenização, é necessário entrar pelo aplicativo do seguro.
O portal conta com acesso para todas as multas veiculares. Sendo assim, a melhor forma é entrar por meio do aplicativo e informar o número do Renavam juntamente com a placa veicular.
Para isso, basta seguir os passos abaixo:
- Acessar o site oficial do Detran-MS aqui;
- Ir para veículos;
- Seguir para consulta;
- Informar os dados.
Nessa forma de consulta, os acessos aos débitos são vistos com facilidade e não apenas os débitos relacionados ao seguro veicular.
No que diz respeito ao acompanhamento das solicitações para indenização, é fundamental que haja o acompanhamento através do App.
Por meio da plataforma, é possível analisar se há alguma pendência documental a fim de dar continuidade sem maiores problemas.
Onde realizar o pagamento do DPVAT no MS?
O pagamento pode ser efetuado por meio do boleto disponibilizado no site oficial, sendo este um dos documentos essenciais para liberação do Certificado de Licenciamento. Sendo assim, por meio do portal é possível ter acesso aos débitos e multas.
✓ Veja mais informações sobre o DPVAT em outros estados:
A quitação do débito é realizado através de bancos conveniados como por exemplo: Santander, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal,
Os valores são R$ 5,23 para carros e R$ 12,30 para motos.
Do valor arrecadado pelo pagamento do seguro obrigatório, 50% são destinados ao pagamento das indenizações, 45% vão para o Ministério da Saúde (pagamento do atendimento médico de vítimas) e 5% vão para programas de prevenção de acidentes.
Fonte: Portal Detran
A documentação necessária depende de cada categoria. Contudo, em todas as situações é necessário apresentar o boletim de ocorrência para solicitar o DPVAT 2022.
O valor máximo é disponibilizado em duas situações. Em caso de óbito e quando o paciente evolui para uma invalidez permanente.
É fundamental a avaliação do médico do IML em todos os casos. De acordo com a Caixa Econômica, o prazo máximo para petição da solicitação é de três anos.
Após o diagnóstico de invalidez, os percentuais são modificados a depender da gravidade do caso. Podendo ser de 25% até 75%. O menor valor do seguro DPVAT 2022 é de leve repercussão, 50% refere a média e 75% para o processo de repercussão intensa.
O seguro DPVAT 2022 MS divide os veículos em sete categorias entre um, dois, três, quatro, oito, nove e dez. Para mais informações e esclarecimentos sobre o DPVAT 2022 MS, continue acompanhando o portal.