Os contribuintes do DPVAT 2022 TO precisam se atentar ao calendário de pagamento e cumprir a tabela a fim de evitar pendências. Além disso, se o contribuinte for vítima de acidente e não estiver em dia com o DPVAT 2022 TO, não vai receber indenização. Acompanhe mais detalhes a seguir!
GUIA DE CONTEÚDO
Como consultar o DPVAT 2022 TO?
O seguro de indenização ampara as vítimas de acidente de trânsito em sua totalidade. Os valores subsidiam as pessoas que precisam de assistência médica hospitalar ou que precisam de indenização em casos de morte, por exemplo.
O pagamento é anual e obrigatório. Atualmente é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal que disponibiliza um aplicativo para consultar DPVAT 2022.
A consulta informada acima serve para acompanhar o pedido de indenização que deve ser feito de forma presencial.
Pelo aplicativo, o contribuinte também pode verificar os erros, as pendências e as dificuldades que possam acontecer durante o procedimento.
Contudo, a consulta do débito pode ser efetuada através do portal do Detran do Estado. O Departamento de Trânsito do Tocantins informa que a consulta pode ser realizada da seguinte forma:
- Acessar o portal oficial do Detran do estado aqui;
- Ir para serviços;
- Seguir para veículos;
- Clicar em consultar;
- Informar os dados pedidos.
Esse mecanismo auxilia no acesso aos débitos do DPVAT 2022 TO e também no que se refere aos impostos extras e licenciamento, por exemplo.
O grupamento do DPVAT influencia na realização do licenciamento. Já que como é um pagamento obrigatório, caso não efetuado, o indivíduo fica impossibilitado de realizar o licenciamento veicular.
Qual o calendário de pagamento do seguro no Tocantins?
O DPVAT não tem calendário próprio. Sendo assim, as datas usadas como base são as referentes ao IPVA 2022. Assim como neste tributo, os prazos obedecem ao final da placa veicular e precisam ser pagos na data informada.
O valor pode ser quitado por meio do Internet Banking ou através de boletos impressos pelo próprio portal. Observe a seguir as datas de pagamento do débito:
- 1, 2 e 3: 30 de abril;
- 4, 5 e 6: 31 de maio;
- 7 e 8: 30 de junho;
- 9 e 0: 31 de julho.
As datas podem mudar de acordo com o ano em questão. Por isso, é fundamental a visita periódica no portal do Detran do TO.
O valor do seguro DPVAT 2022 pode variar a depender de acordo com a categoria veicular, eis a necessidade de realizar uma consulta por meio do sistema do DETRAN.
Quais os valores de indenização do DPVAT 2022 TO?
De acordo com o portal da Caixa, as pessoas que tem direito são:
Qualquer vítima de acidente de trânsito envolvendo veículo automotor, incluindo motoristas, passageiros e pedestres, ou seus beneficiários, podem solicitar a indenização do DPVAT.
As indenizações são pagas individualmente, não importando quantas vítimas o acidente tenha causado. O pagamento independe também da apuração de culpados. Além disso, mesmo que o veículo não possa ser identificado, as vítimas ou seus beneficiários têm direito à cobertura.
A Indenização do DPVAT é paga em casos de morte, invalidez permanente total ou parcial e para reembolso de despesas médicas e hospitalares da rede privada por danos físicos causados por acidentes com veículos automotores de via terrestre, ou por suas cargas.
Fonte: Portal Caixa
✓ Confira as notícias sobre o DPVAT de outros estados:
O valor DPVAT 2022 TO máximo pago é de R$ 13.500. Este é destinado às famílias das vítimas que evoluíram ao óbito ou em situações de invalidez permanente, caso este diagnosticado por um médico do IML após perícia e analise criteriosa.
Para mais informações sobre o DPVAT de Tocantins, continue acompanhando o portal.